A Associação de Compartes do Piódao, apresenta o CIAM, Centro Interpretativo do fabrico da Aguardente de Medronho.

 

 

Marcação de visitas

Mail: geral@piodantur.pt

compartespiodao@gmail.com

Tel. +351 235 732 750

Tel. +351 913 644 150

Centro Interpretativo da Aguardente de Medronho

O CENTRO INTERPRETATIVO DA AGUARDENTE DE MEDRONHO (CIAM), onde se pode assistir ao fabrico da aguardente de medronho e experimentar alguns dos melhores sabores dos produtos tradicionais da Freguesia do Piódão.

 

O CIAM, localizado no lugar do Torno (a 2 km do Piódão), surgiu com o culminar de um trabalho de recolha etnográfica do saber-fazer em torno dos aspectos relacionados com a produção artesanal da aguardente de medronho, de forma a salvaguardar este conhecimento e preservar o legado para as gerações vindouras. Dada a importância da produção de aguardente de medronho na economia e cultura local, este projecto visou contribuir para a preservação de uma marca identitária das gentes do Piódão e em simultâneo proporcionar um turismo de qualidade.

Em suma, na última década os recursos têm sido aplicados na área do Desenvolvimento Rural, apostando sobretudo na recuperação/revitalização de algumas actividades: a silvopastorícia com aproveitamento dos seus produtos (carne e leite); e a apanha e transformação do medronho.

 

Actualmente, a ACFP está a criar novas formas de dinamização e exploração das infra-estruturas existentes, através da sua inclusão em roteiros turísticos.

 

2010 © Associação Compartes do Piódão