A Associação de Compartes do Piódao, oferece-lhe a possibilidade de adquirir produtos tradicionais locais de elevada qualidade, como o queijo, cabrito, aguardente de medronho e plantas aromáticas e medicinais.

 

 

Como adquirir produtos locais

Adquira produtos locais de grande qualidade e contribua para o desenvolvimento sustentável da Freguesia do Piódão

Para adquirir ou saber mais...

Os nossos produtos

Dispomos de produtos tradicionais locais, de comprovada qualidade:

 

Queijo

É obtido exclusivamente a partir do leite de cabra crú proveniente dos animais que pastoreiam na unidade baldia da Freguesia do Piódão, conferindo-lhe características únicas, que culminam num produto de qualidade. O queijo curado, de consistência semi-dura, pasta amarelada, com olhos pequenos e irregulares disseminados na massa, obtido por dessoramento e prensagem manual após a coagulação, exclusivamente com coalho animal. O produto obtido advém de uma recolha de técnicas tradicionais do saber-fazer, resultando num queijo de sabor único, muito apreciado.

“A cada pedaço uma sensação única de provar a tradição...”

 

Cabrito

É obtido a partir de animais da raça Serrana, que pastoreiam nos baldios do Piódão. As carcaças têm um peso até 6 Kg, sendo o cheiro e o sabor sui generis. Trata-se de um produto de elevada qualidade obtido exclusivamente a partir de animais amamentados até ao abate. Na gastronomia local é um produto reconhecidamente atractivo e considerado uma das mais importantes imagens de marca.

 

Aguardente de Medronho

Desde sempre que o fabrico da aguardente de medronho faz parte dos usos e costumes da Freguesia do Piódão. Com a revitalização do Centro Interpretativo da Aguardente do Medronho e com o decurso do licenprodutosento da sua unidade produtiva, é possível, a curto prazo, obter um produto legal que é bastante apreciado pelos moradores e visitantes. A Aguardente de Medronho do Piódão apresenta um aspecto límpido, incolor e com aroma frutado característico, o que lhe confere um sabor único.

 

Plantas Aromáticas e Medicinais

Desde sempre as gentes do Piódão conviveram com o isolamento que lhes era imposto pela interioridade e pela falta de vias de comunicação. Para a cura das maleitas muitas vezes recorria-se ao conhecimeto dos mais velhos, informação que foi passando de geração em geração, segredos guardados que se traduzem em combinações de plantas para tomar em chá ou em macerados. É possível, a quem visite a aldeia do Piódão, adquirir algumas destas plantas, bem como outras indispensáveis à confecção dos típicos pratos do Piódão, como é o caso do serpão (Thymus serpyllum), para a preparação do Cabrito à Piódão.

 

 

2010 © Associação Compartes do Piódão