A Associação de Compartes do Piódao, oferece-lhe visitas guiadas ao Percurso Pedestre Piódão - Peneda da Sombra, Capril comunitário e Centro interpretativo da aguardente de medronho, pondo à sua disposição os meios e a estrutura necessárias para a marcação e efectivação de visitas.

 

 

Marcação de visitas

Mail: geral@piodantur.pt

compartespiodao@gmail.com

Tel. +351 235 732 750

Tel. +351 913 644 150

As visitas guiadas

“Percurso Pedestre Piódão-Peneda da Sombra, com realização de ordenha no Capril Comunitário” – O Percurso Pedestre da Peneda da Sombra é realizado, em parte, no caminho utilizado na ligação entre as aldeias do Piódão e da Malhada Chã. “Eram idas e vindas incontáveis a fim de ir trabalhar aqui ou acolá, transportando materiais pesados, como traves, lenha e molhos de mato, idas à missa, à escola, no transporte dos mortos para serem sepultados no cemitério do Piódão, e também para ir e vir das festas, uma das poucas oportunidades de divertimento da população”.

Ao longo do Trilho poderá observar as adaptações do Homem à montanha, tais como: os socalcos, os muros de xisto, as “palheiras” e os “poisos”. Ao chegar ao Capril ficará a conhecer o seu funcionamento, poderá visitar as crias, os cabritinhos, ter a fantástica experiência da ordenha ou acompanhar o rebanho no pastoreio e um pouco mais acima refrescar-se na maravilhosa queda de água da Peneda da Sombra. Poderá ainda identificar e observar espécies características deste ecossistema serrano, de onde se destacam a urze-vermelha (Erica australis L.), o castanheiro (Castanea sativa L.), o medronheiro (Arbutus unedo L.) e a cerejeira (Prunus avium L.). Poderá ainda observar o javali (Sus scrofa), o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), o açor (Accipiter gentilis), o peneireiro (Falco tinnunculus), a gineta (Genetta genetta), a perdiz-vermelha (Alectoris rufa), entre outros.

O Percurso termina com uma prova de queijo, obtido exclusivamente a partir do leite das cabras que pastoreiam nos baldios da freguesia do Piódão.

 

Visita ao Centro Interpretativo da Aguardente de Medronho - "Vai um copo?"

 

Este espaço foi concebido para desvendar algumas curiosidades sobre o medronheiro (Arbutus Unedo L.) e o processo de fabrico da aguardente de medronho. Permite ao visitante aproximar-se da realidade local, ficando a conhecer o processo tradicional, podendo mesmo assistir a uma “alambicada”, em época do fabrico da aguardente de medronho

A visita termina com a prova de alguns dos melhores sabores da região, como o queijo, a broa, a aguardente de medronho, licores, mel, entre outros.

 

 

2010 © Associação Compartes do Piódão